Aprender com os erros na carreira nos ajuda a evoluir

Cometer equívocos é algo que assusta. Errar é humano, claro, mas as consequências para sua carreira, dependendo do escorregão, podem ser negativas. Contudo, se é do time que prefere olhar a vida como um copo meio cheio, atenção: dá para tirar lições valiosas de todos os problemas.

Quem dá a dica é o Luiz Arruda, CEO da Avantgarde, agência para experiências de marca. “O que vejo muito no mercado, e é uma opinião minha, é que as pessoas têm escolhas. Essas escolhas têm consequências. Quando elas cometem erros, acreditam ser parte da vida, mas não tiram uma lição extra daquilo”, explica. Para ele, o segredo é  não é só olhar o final da cadeia, e sim, analisar o todo.

“Quando cometo um erro em um local específico olho o ciclo completo. O que me levou ao equívoco é mais importante do que o erro em si. É assim que tento evoluir”, diz Luiz. Por isso, a próxima vez que tropeçar em alguma etapa, pare, respire e observe. Talvez o problema tenha rolado lá no começo – e você descubra uma maneira genial de nunca mais fazê-lo.