Ícone do site Rovella & Schultz

A Etnobotânica

A Etnobotânica

O uso de ativos vindos da natureza em produtos de beleza não é novidade. Mas, esta prática está mais valorizada como tendência e diferenciação dentro do mercado. Com isso, se tornou fator de decisão do consumidor apenas a cerca de 5 anos. E veio para ficar, segundo relatório da Fact.Mr, o mercado de produtos de skin care plant-based tem uma previsão de crescimento anual de 9,7% até 2031.

 

O que é Etnobotânica?

Contudo, este é um conceito milenar de análise das plantas para potenciais aplicações em cosméticos. A Ellementti Dermocosméticos, marca de produtos de alta performance que respeita o ecossistema cutâneo e ambiental, há 15 anos já aplica esse conceito no desenvolvimento dos produtos que oferece ao mercado, unindo o que existe de melhor e mais avançado em ciência e tecnologia para os cuidados com o rosto e o corpo. 

 

Ademais, dentro da Etnobotânica são avaliados até mesmo fatores socioculturais e geográficos. Dessa forma, para descobrir quais plantas agem de maneira positiva para uma determinada população. “O Dragon’s Blood, por exemplo, é um ativo derivado de uma seiva de árvore muito usada pela medicina dos Incas, hoje, analisando a fundo seu uso na região e aplicando a tecnologia, temos um potente reparador, rejuvenescedor e estimulador da síntese de colágeno”, explica Dra. Fernanda Chauvin especialista em dermatocosmética e presidente da Ellementti Dermocosméticos.

 

Em quais ativos naturais devemos apostar nossas fichas?

Sendo assim, o skin care com produtos plant-based já revelou novas estrelas do mercado de beleza, como o phytoesqualano e o cannabidiol. Segundo a especialista em dermatocosmética, para os próximos anos, a tendência é unir cada vez mais o bem-estar, a saúde mental e a brasilidade com a beleza e a saúde da pele. Já que fatores ambientais e emocionais desequilibram o funcionamento do corpo e da pele, causando assim efeitos negativos. Por isso, algumas das apostas são: o óleo de Copaíba (um CBD-Like) e a Ashwagandha, como ativos, assim como o resgate de experiências sensoriais únicas que ofereçam bem-estar, conforto e felicidade. 

 

Portanto, a  Ashwagandha, planta medicinal Ayurvédica originada na Índia. Quando utilizada dentro do skin care reduz a ação de radicais livres e a hiper-reatividade da pele e ainda pode contribuir para o desempenho mental e redução da ansiedade. Já o óleo de Copaíba, amplamente usado na Amazônia, é cicatrizante, anti-inflamatório e age como ótimo regenerador e reforço da função barreira. Porém, também influencia no aumento da produção de beta-endorfinas promovendo relaxamento e  sensação de bem-estar.

 

Sendo assim, essas duas tendências conseguem agir na pele e na mente simultaneamente por meio da tecnologia dos neuropsicosméticos. “Esses ativos ao ter contato com a pele se comunicam com as terminações e neurotransmissores presentes na epiderme e derme. Assim fazendo o que é chamado de neuromodulação cutânea, dessa forma, é possível perceber sua ação na mente e na melhora da pele”, conta Dra. Fernanda Chauvin.

 

Os produtos da Ellementti Dermocosméticos podem ser encontrados no e-commerce da marca, https://www.ellementtistore.com.br/. Informações adicionais podem ser obtidas pelo site http://ellementti.com.br/ e pelo SAC (11) 4479-8766 ou ellementti@ellementti.com.br .

 

Informações para a imprensa:

Rovella & Schultz Boutique Press

Roberta Rovella Radichi – Luiza Rubio

Fones: (11) 3039.0777 e (11) 96459.1070

e-mail: luiza@rovellaschultz.com.br

www.rovellaschultz.com.br | @rovellaschultz 

 

Etnobotânica

Sair da versão mobile