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Comunicação de Luxo: a arte de transmitir a excelência

Comunicação de Luxo: a arte de transmitir a excelência 

A comunicação de luxo apresenta ao consumidor muito mais do que uma marca, é uma experiência exclusiva, um sentimento, um desejo. Muitas vezes, as marcas de luxo são consideradas algo supérfluo, mas o luxo vai além do que é comercializado. Ele traz consigo uma história, a excelência, a herança e a exclusividade. Portanto, são nessas características que a comunicação deve se apoiar para transmitir a essência da marca, transcendendo os métodos tradicionais do marketing.

Comunicação de luxo na prática

Diante disso, a comunicação deve-se basear na criação de uma narrativa envolvendo o público-alvo, reforçando a história da marca e a herança que ela traz. Geralmente elas têm uma longa história, e principalmente sobre o poder de permanência no mercado e o conhecimento que acumularam ao longo do caminho. E o essencial é enfatizar uma identidade visual marcante e coesa, que transmita seus valores. Porém, a identidade deve ser autêntica, já que é a partir da singularidade que o marketing de luxo chama a atenção do público-alvo. Nesse nicho as marcas são estrategicamente pensadas para sempre se distinguirem entre si e serem fiéis a sua identidade que é inegociável. 

Isso envolve um logotipo icônico, paleta de cores distintiva e uma voz de marca única, sempre tendo em vista o público-alvo e suas características. Para isso é muito importante ter um perfil de cliente bem definido, pois suas preferências e exigências regem as estratégias de marketing a serem utilizadas. Mas não se engane, não são os clientes que criam a demanda, tendo em vista que essas marcas não respondem à problemas. Nesse tipo de mercado é a marca que cria um sonho a ser desejado e cria a tendência. Seus produtos e suas crenças educam os gostos dos consumidores. 

Comunicação nas vendas

Outro ponto importante, é a experiência de compra, o consumidor deve se sentir especial, por isso a experiência de compra precisa ser personalizada. Isso porque é necessário criar uma conexão intensa com o cliente, saber seu nome, seu estilo e sua cor favorita, por exemplo, causar um impacto positivo, fazendo-o se sentir pertencente e emocionalmente ligado à marca. 

Além disso, o que diferencia os produtos normais dos produtos de luxo, é a qualidade e a exclusividade, ou seja, quanto mais exclusivo, único e bem feito, mais aquilo se caracteriza como luxo. Sem contar a escassez, que é de extrema importância para artigos de luxo, os produtos devem ser produzidos em pouca quantidade, e o preço para isso deve ser elevado, um bom exemplo é a lista de espera de seis anos para a bolsa Hermès Birkin, levando ao conceito: se vale a pena esperar, vale a pena ter.

Por fim, o mercado de luxo e sua comunicação tem exigências de excelência, e por isso é muito importante que ao tentar colocar seus preceitos em prática tenha-se o acompanhamento de um profissional. Assim como pregamos por aqui na Rovella & Schultz, já que nossa CEO Marta Rovella (@martarovella), possui MBA em gestão de luxo. Além de atuar na área há 30 anos também tem como missão transmitir sua bagagem. Por exemplo, realiza palestras para disseminar esse conhecimento que é escasso de se encontrar. Como ao ser palestrante sobre Marketing no mercado de luxo, na Universidade Presbiteriana Mackenzie, no dia 31 de agosto.

Ficou interessado para saber mais sobre esse conteúdo? Possuímos o serviço de consultoria com a nossa CEO além de praticarmos em nossas gestões de imagem o preceitos da comunicação de luxo, portanto entre em contato conosco através das nossas redes sociais @rovellaschultz. Será um prazer lhe atender!

 

 

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