Ícone do site Rovella & Schultz

Endometriose e a qualidade de vida

Endometriose e a qualidade de vida

A  endometriose é caracterizada como uma inflamação que impacta as células do endométrio, que são as paredes que revestem o útero, e faz com que elas cresçam para fora do órgão, o que pode comprometer outras partes do corpo. A doença é crônica e pode ter diversos efeitos nocivos, como fortes cólicas, dores crônicas e até infertilidade. No entanto, o cansaço também pode comprometer significativamente quem tem a doença.

A dor psicológica também implica nesse processo?

A ginecologista Taís Calomeny explica:  “A questão da fertilidade, por exemplo, pode causar uma dor muito grande, porque no final das contas a decisão de ter filhos acaba não sendo só daquela pessoa. A principio ocorrem os problemas de autoestima já que a endometriose mexe com a libido e com a forte dor na hora da relação sexual. Isso gera ansiedade e sentimentos de culpa, pois deixam de sentir vontade ou passam a ter medo de sentir dor. Além disso a paciente deixa de ter prazer com uma coisa que deveria ser prazerosa”.

Como diferenciar transtornos psicológicos do cansaço consequente da endometriose?

É na conversa entre médico e paciente que é possível discernir se aquele cansaço está realmente ligado à inflamação derivada da endometriose ou se está relacionada a outro tipo de transtorno. “Existem questionários específicos que podemos aplicar nas pacientes para compreender isso”, aponta a médica. Esses questionários podem ser respondidos antes mesmo da instituição de linhas de tratamento para observar o acompanhamento da evolução da melhor maneira.

Porém no caso do cansaço, a suplementação pode auxiliar os agentes oxidantes a entrarem em equilíbrio, reduzindo a fadiga. “Primeiramente é necessário também que haja mudança no estilo de vida, do mesmo modo é necessário uma dieta inflamatória para não prejudicar a questão do estresse oxidativo, meditação, suporte emocional, bom sono e o bom funcionamento do intestino”, aponta a ginecologista.

Confira a matéria na íntegra clicando aqui.

Sair da versão mobile