Ícone do site Rovella & Schultz

USA Pears apresenta três motivos para incluir peras na alimentação das crianças

USA Pears apresenta três motivos para incluir peras na alimentação das crianças

Peras americanas são opções saudáveis, práticas e versáteis para serem incluídas no dia-a-dia das crianças, principalmente no retorno à rotina escolar. Enquanto os benefícios nutricionais das frutas agradam os pais, o sabor doce e suculento das peras quando maduras conquistam os filhos. E para a USA Pears, associação dos produtores de peras dos estados de Oregon e Washington, nos Estados Unidos, as vantagens não param por aí. “Introduzir e incentivar o consumo de frutas na infância cria adultos com hábitos alimentares melhores no futuro”, diz a chef e nutricionista Cinthya Maggi, colaboradora da associação no Brasil.

#1 É saudável

Livres de gorduras, colesterol e sódio, as peras americanas são alimentos densos em nutrientes como a Vitamina C, que auxilia as crianças a fortalecerem músculos, ossos e dentes, e fibras, que garantem saciedade e evitam picos de açúcar no sangue. “Ao consumir lanches processados na escola, o nível de açúcar do sangue aumenta rapidamente e, na mesma velocidade, cai. Isso faz com que os pequenos sintam mais fome e uma necessidade constante de comer”, explica Cinthya. “As fibras presentes nas peras limitam a taxa de absorção do açúcar pelo organismo e pode evitar um dos problemas que mais crescem entre os jovens: o sobrepeso e a obesidade”.

#2 É prático

As peras americanas são alimentos práticos e podem ser encaixados em diferentes momentos do dia: no café da manhã da criança, na lancheira do recreio, como sobremesa após refeição ou no lanche da tarde. É possível levar a fruta inteira ou já fatiada para ainda mais praticidade. “Depois de cortada, a pera oxida e escurece. Para evitar que isso aconteça, basta mergulhar as fatias em água ou embalá-las a vácuo”, ensina Cinthya Maggi. “Outra possibilidade é regar os pedaços com limão”.

#3 É versátil

Disponíveis em dez variedades no Brasil, as peras americanas podem ser consumidas in natura e usadas como ingredientes em receitas, já que combinam com sucos, sobremesas e pratos salgados. A receita de Barrinhas de Peras e Cereais da USA Pears, por exemplo, é a sugestão da associação para o lanche da escola. Como sobremesa, o Cupcake de Peras e Nozes.

Confira as receitas:

BARRINHA DE PERAS E CEREAIS

Rendimento: 24 unidades

Calorias: 180 a unidade

Tempo de Preparo: 1 hora

Barrinhas de peras e cereais – USA Pears

Ingredientes:

100g de margarina cremosa

3 peras americanas

Suco de 1 limão

2 colheres (chá) de amido de milho

1 xícara (chá) de açúcar mascavo

2 xícaras de granola sem açúcar

1 xícara de aveia em flocos

1 colher (chá) de canela em pó

50g de uvas passas sem sementes

100g de castanha-do-brasil picada

Para cobrir

1 tablete de chocolate meio amargo

 

Preparo:

Coloque em uma panela a margarina, as peras cortadas em cubinhos, o amido de milho, o mel e a canela em pó e leve ao fogo por 10 minutos.  Retire do fogo e misture com o restante dos ingredientes. Coloque em uma assadeira média untada com margarina. Leve ao forno médio (180°C), por cerca de 30 minutos. Espalhe o chocolate em pedacinhos em cima das barrinhas e deixe por 15 minutos. Espalhe com uma espátula e deixe esfriar. Corte em quadrados e deixe esfriar.

 

CUPCAKES DE PERA E NOZES

Rendimento: 20 unidades

Calorias: 290 a unidade

Cupcake com peras americanas – USA Pears

Ingredientes:

Massa

3 ovos

100 g de margarina cremosa

1 ½ xícaras (chá) de açúcar

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1/2 xícara (chá) de leite

3 peras americanas

1 colher (sopa) de fermento em pó

Recheio 

1 xícara (chá) de doce de leite

150g de nozes picadas

Cobertura

2 peras americanas

1 xícara (chá) de açúcar

1 colher (chá) de essência de baunilha

2 claras

½ xícara (chá) de nozes bem picadas para enfeitar

 

Preparo:

Comece pelo recheio. Misture o doce de leite e as nozes. Reserve.

Faça a massa. Bata as claras em neve e reserve. Coloque as gemas, a margarina e o açúcar na batedeira e bata até ficar cremoso. Vá alternando a farinha de trigo com o leite na massa. Retire e misture as peras descascadas e raladas no ralo grosso, as claras em neve e o fermento em pó. Coloque forminhas de papel duplas, próprias para cupcakes dentro de forminhas de alumínio. Preencha um quarto da forminha com a massa. Coloque 1 colher (sobremesa) de recheio de doce de leite e nozes por cima e complete com a massa, um pouco acima da metade da forminha. Asse em forno médio (180ºC), pré aquecido por cerca de 30 minutos ou até ficar dourado. Retire e espere amornar.

Para a cobertura, descasque as peras, retire as sementes e bata no liquidificador com ½ xícara (chá) de água. Coloque em uma panela com o açúcar e leve ao fogo até que fique uma calda grossa (ponto de bala mole). Bata as claras em neve firme, diminua a velocidade da batedeira e vá adicionando a calda fervente aos poucos, batendo sempre até que fique cremoso. Enfeite os cupcakes com o glacê de peras e polvilhe as nozes. Sirva.

Variedades de peras americanas no Brasil

Sobre a USA Pears

Associação que reúne cerca de 900 produtores de peras dos estados de Oregon e Washington dos Estados Unidos. Há mais de 25 anos no país, a USA Pears investe a cada temporada de 270 a 320 mil dólares na importação das frutas, que chegam em 10 variedades, incluindo orgânica. Entre as principais atividades desenvolvidas pela associação por aqui estão: troca de informação entre a região produtora e o mercado brasileiro, propaganda, educação e tecnologia para os setores de atacado e varejo, ativações para o público final por meio de degustação das variedades, cursos de culinária e nutrição; e ações com influenciadores e formadores de opinião.

As peras americanas da USA Pears podem ser encontradas nas melhores redes de supermercados e hortifrutis do País. Informações adicionais através do site internacional da associação, no http://www.usapears.org, ou pelo Instagram @usapearsbrasil.

Sair da versão mobile