3 dicas para tirar o melhor proveito das atividades físicas

Se existe algo com muito potencial para dar aqueeela preguiça são os exercícios físicos. Vira e mexe precisamos parar, pensar na vida e prometer que a academia irá, de vez, fazer parte da rotina. O que, bom, não é legal para a nossa saúde.

Para descobrir uma maneira de tirar o melhor proveito das atividades físicas,  Valéria Leonhardt, coordenadora de atividade física do Centro Terapêutico Máximo Ravenna de Brasília, dá dicas de como se manter firme nos exercícios.

1.Faça uma avaliação médica

“Essa avaliação permite definir com segurança qual modalidade escolher e a intensidade correta para iniciar”, afirma a especialista.

2.Alongue-se

Com a função de prevenir lesões dos músculos e tendões, e aliviar as dores do pós-treino, os exercícios de flexibilidade e alongamento podem ser feitos no início da rotina, junto ao aquecimento, e em alguns casos, também pode ser realizado no meio da série.

3.Conquiste força e resistência física

Isso pode acontecer com as práticas de atividades como musculação, pilates, yoga e ginástica localizada. “Ao aprimorar essas especialidades há o impacto positivo de movimentos do dia-a-dia como de se sentar, levantar, puxar e empurrar objetos, além de subir escadas”, conta.

4.Inclua exercícios aeróbicos

Eles aceleram os batimentos do coração, fazendo com que o órgão precise bombear o sangue mais rápido. Corridas, caminhadas, natação e andar de bicicleta são alguns tipos de treinos que se encaixam nesta categoria.