Ícone do site Rovella & Schultz

Dr. David Gusmão explica como prevenir lesões durante o alongamento

Alongamento

Alongamento. Dr. David Gusmão

Dr. David Gusmão explica como prevenir lesões durante o alongamento

 

Os alongamentos são uma ótima forma de iniciar o movimento do corpo e também aquecer e flexibilizar os músculos antes e depois de exercícios físicos. Porém, sempre consulte um profissional durante a prática de exercícios e alongamentos. Especialmente, quando se é iniciante. Este poderá definir os melhores movimentos para cada um de acordo com limitações e objetivos. 

 

Para o Dr. David Gusmão, ortopedista especialista em quadril, os alongamentos que são mais indicados e mais conhecidos de forma geral são os estáticos, aqueles feitos em repouso. Nesse exercício alonga-se o músculo até uma determinada posição, que deve ser mantida durante 30 segundos, com o objetivo de alongar até o limite do confortável. Por exemplo, com os dedos entrelaçados estique ambos os braços para a frente e depois para cima.

 

Segundo o especialista é muito importante não sentir dores durante o alongamento, ele deve proporcionar uma sensação, mas não dor. “Também é importante respeitar os limites de seu próprio corpo e seu tempo de adaptação à rotina de exercícios”, conta Dr. David. 

 

Por que isso acontece?

Isso ocorre pois um alongamento feito de forma inadequada pode ocasionar danos às fibras musculares e estiramentos, podendo se fazer necessário até mesmo fisioterapia. “Em alguns casos (um alongamento feito do jeito errado) pode causar danos articulares, ou seja, danos na cartilagem da articulação que está sendo trabalhada”, explica Gusmão. Ele complementa que também é importante estar atento às pessoas que têm hipermobilidade e as pessoas que têm pouca mobilidade, pois ambos os casos podem se machucar mais com alongamentos exagerados.

 

Por isso, fique atento se há dor durante o alongamento e após o treino. “No caso de uma fadiga e/ou dor apenas superficial, leve e passageira aposte em um spray analgésico anti-inflamatório ou bolsa de gelo. Mas caso a dor seja persistente consulte um médico imediatamente.”, recomenda o ortopedista.

 

Mais informações podem ser obtidas pelas redes sociais do Dr. David Gusmão, como o Instagram @davidgusmao e o canal do Youtube https://www.youtube.com/user/davidgusmao.

 

Informações para a imprensa:

Rovella & Schultz Boutique Press

Roberta Rovella Radichi – Luiza Rubio 

Fones: (11) 3039.0777 e (11) 96459.1070

E-mail: luiza@rovellaschultz.com.br 

https://rovellaschultz.com.br/ | @rovellaschultz

 

Dr. Davis Gusmão, ortopedista especialista em quadril.

 

 

 

Sair da versão mobile