Ícone do site Rovella & Schultz

Menopausa x Cabelos: Luciana Passoni explica tudo à Vogue

Menopausa x Cabelos: Luciana Passoni explica tudo à Vogue

Luciana Passoni explica na Vogue o que ninguém conta sobre as mudanças nos cabelos durante a menopausa

 

A menopausa é uma fase que traz muitas mudanças na vida da mulher, inclusive nos cabelos. Em entrevista para a Vogue, Luciana Passoni, referência em ciências capilares, explica que o afinamento e até a queda capilar podem aparecer tanto na perimenopausa quanto na menopausa. “Os folículos pilosos têm receptores específicos para os hormônios femininos. Quando esses hormônios diminuem, os andrógenos, como a testosterona e o DHT, ganham espaço — e isso pode levar ao afinamento, à miniaturização dos fios e até à queda acentuada”, explica.

Na menopausa os efeitos se intensificam, pois há maior mudança hormonal. Nesse período, a produção de estrogênio e progesterona despenca. Essa baixa hormonal afeta diretamente o couro cabeludo: os fios se tornam mais ásperos, opacos, quebradiços — e a queda tende a se acentuar. E, como se não bastasse, o crescimento desacelera e a fibra fica mais rígida, o que facilita a quebra. “Trata-se de uma mudança estrutural. O fio já nasce mais fino, mais frágil. E não é apenas a aparência que muda, mas também a qualidade do cabelo como um todo”, explica a médica.

Tratamentos

Os cuidados diários são importantes mas para recuperar os fios e tratar a queda é preciso ajuda de um especialista. Segundo a médica não se trata apenas de alimentação, estresse ou uso de químicas, e também não depende, necessariamente, da reposição hormonal. “O importante é regenerar o folículo piloso, blindá-lo dessa influência hormonal negativa. Por exemplo, com terapias regenerativas”, garante a Luciana.

Entre os tratamentos mais promissores, estão os realizados com exossomos (mensageiros que reparam a comunicação entre os folículos, ajudando no crescimento capilar), lasers que abrem microcanais no couro cabeludo para drug delivery e a iontoforese, uma onda eletromagnética que estimula a ancoragem do fio no folículo, prolongando seu ciclo de vida. “O couro cabeludo é pele e precisa ser tratado como tal”, reforça.

Confira a matéria na íntegra em: https://vogue.globo.com/sua-idade/noticia/2025/07/da-queda-a-opacidade-o-que-ninguem-te-contou-sobre-as-mudancas-nos-cabelos-durante-a-menopausa.ghtml

Sair da versão mobile