Precious Brazil apresenta os destaques da joalheria brasileira em Las Vegas
Apoiadas pelo projeto Precious Brazil, desenvolvido pelo IBGM (Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), 18 marcas brasileiras, entre elas as empresas Brumani, Miriam Mamber, Yael Sonia, Kosta Finestone for Men e Creative Brazil encantaram Las Vegas ao expor suas novidades na Couture Las Vegas e JCK Las Vegas que aconteceram no ínicio desse mês.
Atualmente, o mercado americano é responsável por 43% do volume das exportações das empresas participantes do projeto Precious Brazil, que, em 2016, exportaram mais 51 milhões de dólares para os USA. Somente durante a JCK Las Vegas, foram comercializados cerca de 400 mil dólares. A expectativa do grupo é de que os contatos realizados resultem, aproximadamente, em 2 milhões de dólares em negócios nos próximos 12 meses.
A Brumani apresentou a primeira coleção de joias assinadas pela estilista brasileira Lethicia Bronstein. Batizada de “Laces”, a linha é inspirada no delicado e sofisticado trabalho das rendas feitas à mão e conta com aneis, brincos, pingentes e pulseiras que expressam a essência, o frescor, a feminilidade e a alegria de viver da mulher brasileira.
Dedicada à joalheria artística, Miriam Mamber exalta em suas joias a diversidade e a infinidade de cores e formas encontradas no Brasil. A marca transforma objetos antigos e fósseis da pré-história em elementos contemporâneos e utiliza pedras brutas em seu estado natural para revelar a generosidade da natureza. Seu trabalho inovador foi reconhecido no Couture Design Awards ao ser indicado para a categoria “Innovative”.
A designer de joias franco-americana Yael Sonia apresentou suas duas novas coleções durante o evento em Las Vegas. Entre os destaques, a linha Spinning Top, traz pedras precisamente lapidadas como piões, com espírito lúdico em constante e rodopiante display. Com 25 joias, a coleção levou mais de seis meses para ser concretizada e uma vez no trilho certo, não para mais de se mover. O destaque fica por conta das variadas formas de uso das peças.
Uma das grandes tendências trazidas para o Couture Las Vegas foi a versatilidade. Com a habilidade de criar peças que se transformam Carol Kauffmann ganhou notoriedade com a gargantilha que vira pulseira, uma das peças da coleção Barrette. A marca também foi premiada com a segunda colocação na categoria “Best Colored Gemstones Below $20K”, com os brincos Evantaille.
Especializada em joias destinadas ao público masculino, a Kosta Finestones for Menguardou, durante anos, gemas coradas únicas para dar forma a peças exclusivas. As joias contemporàneas e sofisticadas conquistaram Las Vegas durante os dois eventos que aconteceram na cidade americana.
Para a Creative Brazil a beleza das jóias não foi o único fator que conquistou os clientes. Este ano eles ganharam destaque e muitos olhos curiosos com o projeto de empreendedorismo social que desenvolveram no interior do Piauí, na cidade de Maramar. A empresa disponibilizou uma montadora, durante 10 dias, para ensinar as mulheres da cidade as técnicas de montagem de 23 peças da atual coleção, agora, as mulheres treinadas estão aptas à desenvolver peças e movimentar a economia local. Além disso, as peças produzidas por elas, com insumos providos pela Creative Brazil e mão de obra devidamente paga, foram direcionadas as feiras e consumidores pontuais da marca.
Sobre a Apex-Brasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.
Sobre o Precious Brazil
O Projeto Setorial visa apoiar e promover as empresas brasileiras dos segmentos de pedras, bijuterias e joias brasileiras que queiram exportar seus produtos, sejam elas iniciantes, exportadoras ou internacionalizadas. Conduzido pelo IBGM – Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos em parceria com a Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – o projeto atende atualmente cerca de 160 empresas do setor.