Luiz Arruda, diretor-geral da Avantgarde São Paulo, investe em sonhos para conquistar fãs
Diretor-geral da Avantgarde São Paulo, agência global de live marketing focada em proporcionar experiências para marcas e seus consumidores, Luiz Arruda costuma dizer que o primeiro passo para uma realização é sonhar. Apaixonado por velocidade, o jovem empreendedor conduz seus projetos com ousadia e talento para superar expectativas de seus clientes e entregar resultados além do briefing.
Formação
Luiz Arruda é bacharel em Economia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e, embora soubesse que jamais trabalharia na área, sentiu a importância que esse conhecimento traria para o seu futuro. “Saber de tudo aquilo era empolgante e genial”, confessa. Em busca de seus objetivos, começou a estagiar na área de marketing na Gillette e passou por empresas como o Grupo Accor e a Ambev. Nesta última, fez parte do departamento de vendas, onde conquistou habilidades que o ajudaram a impulsionar sua carreira corporativa.
Depois de adquirir experiência nestas grandes corporações, Arruda notou que todas as agências de comunicação com que teve contato estavam focadas em sobreviver, ao invés de desenvolver o seu cliente. “O mercado estava acomodado”, conta. “Isso me revoltava e, ao mesmo tempo, me desafiava a querer ser e fazer muito mais”. Com isso, o economista foi atrás de cursos de marketing, eventos, comunicação dirigida e trade existentes para capacitá-lo para novos desafios.
Hoje, Arruda possui em seu curriculum MBA em Ciências Econômicas e Gestão Empresarial pela Business School São Paulo e foi recentemente aceito em um processo concorrido para realizar o curso Owner and President Management Program (OPM) na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. E com apenas 37 anos, assumiu uma cadeira como Global Board Member and Managing Partner do grupo alemão Avantgarde. Seu portfólio de clientes conta com empresas como Allianz, Grupo Solvay, SKY, Porsche, Movida e Mercedes-Benz.
Trajetória
A história de Luiz Arruda a frente de uma agência de comunicação começa em 2002 quando abriu sua própria empresa com o sócio Ricardo Bruno. Chamada de Quiz Brasil, o nome foi pensado como uma referência ao termo “jogar” e a ideia era entregar sempre mais do que o cliente solicitava, como um desafio. “Nos primeiros meses de operação, percebemos que o mercado não queria uma agência tão proativa e isso nos frustrava”, comenta. “Queríamos ser muito mais, muito melhores, mas acabamos entrando no ciclo e, com todas as outras agências, passamos a sobreviver”.
Depois de nove anos a frente da Quiz Brasil, conheceu o grupo alemão Avantgarde, a maior agência do país e um dos maiores escritórios de comunicação da Europa. Encantado pela filosofia da empresa e sua presença global, Arruda e seu sócio trouxeram a primeira operação para a América Latina em 2011. Desde então, a Avantgarde São Paulo vem crescendo a cada ano, terminando 2017 como a segunda operação mais representativa do negócio.
No total, a Avantgarde está presente em 13 países e têm 17 escritórios de atuação no mundo. Sua filosofia é criar fãs. Este posicionamento da empresa proporciona um clima descontraído que reflete no desenvolvimento e entrega dos projetos. “As marcas comuns têm um público-alvo”, explica Arruda. “As nossas têm fãs”.