Rodrigo Cherkezian: o diretor da Länk Design é joalheiro desde os 16 anos
Quando você era criança, o que pensava em ser quando crescer? As respostas para essa pergunta são sempre amplas e cheias de possibilidades. Afinal, difícil descobrir na infância qual nosso maior dom e paixão pelo trabalho. Rodrigo Cherkezian, diretor da Länk Design, marca de joias masculinas, encontrou seu rumo cedo. Aos 16 anos, ele já estava fazendo um curso de joalheiro – mesmo sem saber ao certo se esse era seu caminho no futuro.
A relação de Rodrigo com jóias iniciou na adolescência. “Comecei a me dedicar a isso por causa de minha familia. Tínhamos muito contato com o mercado, então resolvi desenvolver peças”, diz. A proximidade com pedras preciosas existia desde que ele era pequeno, e segundo Rodrigo, sempre foi algo que o fascinou. Só não tinha pensado nisso como profissão.
Após o curso, a curiosidade se tornou um negócio. “As peças eram vendidas aos poucos. Minha família sempre foi muito consumidora desses itens, então eles eram meus maiores consumidores. Daí as pessoas de fora começaram a pedir e se tornou uma profissão. Mas inicialmente essa não era minha intenção”, conta. O apoio que veio de dentro de casa foi primordial para os negócios.
Buscar inspiração para criar peças diferentes e inovadoras não é uma tarefa fácil, mas o potencial para desenvolvê-las estava com Rodrigo desde os seus 12 anos – época em que ele se lembra que já fazia design de joias. “Minha inspiração vem de testes. Pegava vários materiais como pedras e metais e desenvolvia. Começa a mexer aqui, não ficou legal puxava dali… Até que gostava do resultado”, diz. Hoje a marca conta com uma pesquisa de tendências internacionais feita por ele para pensar novas peças.
Há 12 anos no negócio, que começou desenvolvendo peças femininas, o maior desafio que Rodrigo enfrenta é o mercado. “Principalmente por conta das crises e incertezas, o mercado fica prejudicado”, diz.