Precious Brazil apresenta ao mundo a essência, expertise e excelência das gemas e joias brasileiras
Sentindo o movimento do trade de gemas e joias brasileiro em busca de atualização e mobilização para ações conjuntas, o projeto setorial Precious Brazil, fruto da parceria entre o Instituto de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportaçes e Investimentos), reuniu os principais atores do segmento, como mineradores, fabricantes de joias, dealers e consultores do setor para o desenvolvimento de um posicionamento e de uma comunicação para o setor de gemas, joias e bijuterias no mercado externo.
Chamado de branding, esse direcionamento nasce a partir do entendimento integral de um determinado cenário, que identifica a verdade da marca, constrói princípios que agregam valor, reforça os vínculos com o mercado e promove mudanças de dentro para fora. No caso do Precious Brasil, esse projeto foi realizado a quatro mãos pelas empresas Hardy Design e Zagaia Comunicação, que entrevistaram pessoas ligadas ao setor brasileiro e internacional de joias e gemas preciosas e fizeram pesquisas de campo, além de analisarem os países concorrentes. Esse trabalho visa traduzir o valor da matéria-prima nacional agregando princípios que somente são adquiridos com o tempo e a experiência do brasileiro.
“Colocamos luz nos experts que sabem como ninguém identificar a vocação e a essência de uma gema, que detêm um conhecimento genuinamente brasileiro, de toda a cadeia produtiva, do começo ao fim”, explicam Cynthia Massote e Lise Loureiro, respectivamente das empresas Hardy Design e Zagaia Comunicação. O branding identificou três pilares para o Precious Brazil: essência, expertise e excelência.
A essência diz respeito ao Brasil ser origem de uma grande diversidade de gemas, bem como à paixão do brasileiro por este produto que faz parte de sua história e de sua natureza múltipla, colorida e intensa. A expertise é o conhecimento adquirido pelas experiências em todas as etapas do processo produtivo, da mina ao mercado, o domínio técnico e a ousadia para criar peças únicas, extraindo de cada gema e do metal, toda sua potencialidade. A excelência é a promessa de valor: qualidade de produtos e serviços.
A apresentação da nova marca, conceito e identidade visual do Precious Brazil acontece no dia 13 de setembro, no evento ICA Brazilian Night Reception, uma confraternização entre expositores, compradores, imprensa e convidados do projeto setorial em parceria com o ICA – International Colored Gemstone Association.
Sobre a Apex-Brasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira. Além da sede em Brasília, a Apex-Brasil possui dez Escritórios de Negócios em importantes mercados globais, para auxiliar no processo de internacionalização das empresas brasileiras, prospectar oportunidades de negócios e incrementar a participação nacional nos principais mercados globais, além de servir de referência para a atração de investimentos estrangeiros. Os Escritórios de Negócios estão localizados em Miami e São Francisco – EUA; Pequim e Xangai – China; Bogotá – Colômbia; Luanda – Angola; Dubai – Emirados Árabes Unidos; Havana – Cuba; Bruxelas – Bélgica; e Moscou – Rússia.
Sobre o Precious Brazil
O Projeto Setorial visa apoiar e promover as empresas brasileiras dos segmentos de pedras, bijuterias e joias brasileiras que queiram exportar seus produtos, sejam elas iniciantes, exportadoras ou internacionalizadas. Conduzido pelo IBGM – Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos em parceria com a Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – o projeto atende atualmente cerca de 160 empresas do setor.