Cada nova descoberta, cada aprendizado, é um passo na construção do ser. O neurodesenvolvimento é a jornada constante do cérebro, uma melodia que começa na infância e ecoa pela vida toda. Portanto, o crescimento que as conexões geram, molda as bases da nossa identidade, da nossa capacidade de sentir e de compreender o mundo.
A Dra. Nina Ferreira, mestre e doutora em Ciências da Saúde, especialista em psiquiatria infantojuvenil, foi convidada pela Isto É para participar de uma entrevista no Bem-Estar Podcast. O principal tema abordado foi o neurodesenvolvimento e as razões pelas quais este processo é tão necessário tanto na infância quanto no desenrolar da vida.
Segundo a expert, pais muito protetores são um fator comum na vida de pessoas com atraso no neurodesenvolvimento. Dessa forma, a conscientização destes também se torna necessária. Para que assim, possam transformar o modo como ajudam seus filhos a se desenvolverem. “Ninguém gosta de frustrações. Mas nós, adultos, entendemos que elas fazem parte da vida. Assim, conseguimos manejar estas situações. Contudo, isso só é possível porque aprendemos com a vida ou com a família. Fomos ‘treinados’, passando por essas situações, a lidar e saber como reagir a esses momentos”, explica Dra. Nina.
Nina fala também sobre os pais que não demonstram interesse em cuidar de sua saúde mental e na maioria dos casos acabam desenvolvendo quadros de ansiedade geral que levam à depressão. Quanto mais tardia a procura por tratamento, mais afetado será o neurodesenvolvimento dos filhos.
Para saber mais sobre o assunto e assistir à entrevista completa clique aqui ou leia a matéria completa clicando aqui!