Youtube Shorts: você já está usando essa ferramenta?
Youtube Shorts é uma ferramenta dentro do Youtube que traz uma nova forma de consumir vídeos dentro da plataforma, que é conhecida por ter desde vídeos objetivos até mesmo grandes conteúdos com mais 40 minutos de duração. O Shorts traz consigo a tendência dos vídeos rápidos, de no máximo 1 minuto. Dessa forma, atinge um novo público que consome um formato muito mais dinâmico e direto ao ponto. Por isso, permite que sejam postados vídeos curtos, de 15 a 60 segundos. Porém, apenas no formato retrato, em um estilo semelhante ao Reels do Instagram e ao TikTok.
Juntamente com isso, é possível atingir diferentes espectadores. Esses podem assistir múltiplos vídeos, além de se inscrever rapidamente no canal do produtor. Uma dica para quem quer começar a postar por lá é que é possível utilizar os vídeos curtos com um bom alcance e desempenho dentro do Instagram e atingir um público ainda maior nessa outra rede vizinha.
Novidades rolando no Youtube Shorts
Para ajudar o produtor de conteúdo, o Shorts oferece várias ferramentas para gravar vídeos curtos em formato vertical para criadores de conteúdo. Algumas das novas opções são transformar vídeos horizontais já postados em Shorts, criar remixes com collabs, fazer transmissões ao vivo no feed e organizar seus Shorts em playlists dentro do Youtube. Além disso, também existe a possibilidade de incluir stickers de caixinha de perguntas e usar modelos de efeitos e áudio para potencializar ainda mais o alcance dos seus conteúdos.
E tem sim muito potencial. Uma análise do Google aponta que 2 bilhões de usuários mensais estão consumindo YouTube Shorts. Esses dados são referentes aos resultados do segundo trimestre de 2023. Além disso, a empresa também disse que o YouTube arrecadou US$ 7,67 bilhões por meio de anúncios. Por isso, é importante ficar de olho para aproveitar as oportunidades de terrenos não saturados e de novidades para se destacar.