Dr. Victor Pacheco, ortopedista fala sobre o uso
do espartilho para o Gshow
O espartilho, é um acessório, usado principalmente por mulheres. Porém, pode comprometer a saúde e, por isso, é preciso também se atentar às recomendações médicas. O Dr. Victor Pacheco, médico ortopedista e membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), conta um pouco sobre os efeitos do uso do espartilho no corpo.
Primeiramente, aponta-se que o uso do acessório pode fazer mal. Dependendo de qual é o material usado em sua composição, se é um material maleável ou rígido, estrutural e/ou com amarrações que permitem “modelar” a silhueta. Portanto, o acessório preenche todas as características para causar uma possível compressão vascular e, consequentemente, uma série de problemas graves. Com isso, “dentro da cavidade abdominal será aumentada a pressão. E isso vai dificultar o fluxo sanguíneo para os órgãos”, pontua Dr. Victor.
Ademais, observa-se uma série de problemas que aparecem com o uso do espartilho, como, a dificuldade para respirar, varizes internas, incontinência urinária e entre outros. Porém, algumas fontes alegam que também há alguns benefícios. “Mas, pensando na musculatura, as vantagens desses métodos de compressão são muito poucas comparados aos danos que eles podem provocar. E, a médio ou longo prazo, os prejuízos podem ser ainda maiores que os benefícios proporcionados”, opina o ortopedista.
Com isso, para o Gshow, o Dr. Victor pontua exemplos de recomendações do uso de coletes e cintas em pacientes com problemas na musculatura, como alternativa. Para conferir a matéria na íntegra segue o link do Gshow: https://gshow.globo.com/moda-e-beleza/noticia/espartilho-faz-mal-veja-os-problemas-de-saude-que-a-peca-pode-causar.ghtml.