Olheiras? Dra. Ligia Novais explica para a GQ como dar adeus a elas
Homens e mulheres, ninguém gosta de olheiras super aparentes e que trazem um ar de cansaço e pesam o olhar. Por isso, a GQ, a maior revista masculina do país, convidou a dermatologista Dra. Ligia Novais para explicar como tratar essa área.
Segundo a médica, há três tipos de olheiras. As vasculares, mais arroxeadas ou azuladas, são provocadas pelo excesso de vasos sanguíneos na região ou pelo bloqueio deles. Por outro lado, as causadas pelo acúmulo de melanina e pigmentação, são chamadas de pigmentares e puxam para o castanho. “Pessoas com asma, sinusite ou alergia, quando esfregam essa área, podem gerar um processo de microinflamação, o que reforça os pigmentos”, explica Ligia Novais, dermatologista de São Paulo. Além disso, também existem as estruturais que decorrem do desgaste ósseo, motivado pelo passar dos anos ou pela herança genética. “Trata-se de uma sombra mais acentuada, que pode surgir desde cedo na vida adulta”, comenta a especialista.
Acima de tudo, a indicação é sempre buscar um médico para ter o diagnóstico completo. Isso porque o visual das olheiras pode ser apenas estético ou até mesmo um indicativo de alguma doença. Além disso, existem diversos tratamentos disponíveis no mercado. A começar por cremes, séruns e pomadas específicas encaixáveis na rotina de skincare.
Como alternativa para amenizar as olheiras, Ligia recomenda produtos com ácido hialurônico (para hidratação), niacinamida (para ação anti-inflamatória) e nanorretinol (como estimulador de colágeno). Durante o dia, eles devem aparecer sempre combinados com filtro solar de, no mínimo, FPS 30. “Sensíveis, as pálpebras inferiores são de pele mais fina. Portanto, todo cuidado é pouco”, alerta.
Do mesmo modo, os equipamentos também podem ser uma solução para as olheiras. De acordo com a Dra. Ligia, para olheiras mais arroxeadas, o uso de laser para vasos, como o Derma V, é uma abordagem segura que promove a contração dos vasos dilatados, melhorando significativamente a aparência da pele.