Rescue Skin: como resgatar a pele dos danos do verão?
É hora de resgatar a sua pele. Isso porque durante o verão, mesmo que de forma mais restrita (em tempos de home office), a alta exposição ao calor foi potencializada nos últimos três meses. Seja o gerado pelo concreto da cidade ou da praia e piscina. Portanto, você, muito provavelmente, deve ter sentido algum impacto na pele. Tivemos contato com esses agentes agressores e acredite, eles são capazes de causar danos irreversíveis. Por exemplo, manchas, ressecamentos acentuados, marcas profundas de expressão. Além de aceleração do envelhecimento precoce. Se acaso não cuidarmos da maneira correta.
Para recuperar a pele é fundamental criar um cronograma de saúde cutânea não apenas com protetor solar (mesmo para ficar dentro de casa) mas também com equipamentos tecnológicos. Em primeiro lugar aqueles desenvolvidos para tratar melasmas e rejuvenescer.
O que fazer:
O primeiro passo é proteger, pois, mesmo em home office estamos constantemente em contato com as luzes azuis. Ou seja, luz do celular, do computador e dos eletroeletrônicos. Estas que são prejudiciais à pele, sendo assim, o protetor solar se tornou indispensável. A próxima etapa é cuidar. Isso inclui, primeiramente, hidratação intensa. Além de evitar os horários de maior incidência de raios solares, utilizar cosméticos ricos em ativos e vitaminas. Também indica-se fazer uso de nutricosméticos e nutracêuticos com ação de dentro para fora.
Por fim, é hora de regenerar a pele com o suporte de aparelhos de alta tecnologia. Especialmente os que tenham qualidade e reconhecimento no mercado. Da mesma forma, é importante sempre consultar um profissional habilitado de confiança. Que avaliará qual a melhor técnica e tratamento para utilizar em cada caso. Conversamos com Michele Nishioka. Fisioterapeuta dermatofuncional e analista de pesquisa, desenvolvimento e inovação da IBRAMED para saber como os equipamentos estéticos podem ajudar a recuperar a pele dos danos do verão.
Veja a entrevista:
Por que o uso de equipamentos para tratar e cuidar da pele é tão eficaz?
Hoje os equipamentos de estética conseguem ter multifunções e até mesmo serem portáteis. Os resultados dos tratamentos estão ligados ao funcionamento de cada uma das tecnologias, como, a radiofrequência com objetivo de melhorar a flacidez da pele, os lasers e LEDs para produção de colágeno, e, o jato de plasma para melhora de rugas e linhas de expressão, esses são alguns exemplos de procedimentos. Sendo que, todos estes, não são invasivos e apresentam uma ação específica. Com resultados maiores, do que, apenas usar cremes skincare.
É possível reaver a vitalidade e a juventude da pele através desses equipamentos estéticos, e remover manchas, promover a renovação celular e eliminar celulite, gordura localizada, flacidez e estrias. São verdadeiros aliados para quem quer cuidar da pele.
As terapias que utilizam luz, como a pulsada, por exemplo, funcionam para resgatar a pele?
Sim, funcionam muito bem e mostram ótimos resultados para a melhora da pele. Os equipamentos de luz pulsada são considerados de alta potência, e, ao interagir com o tecido, gera um fenômeno chamado de fototermólise seletiva (foto: luz, termo: calor; lise: quebra) ou seja, realiza a quebra da estrutura alvo por conta do calor que essa luz gera, porém, garante que os tecidos adjacentes permaneçam íntegros.
Um exemplo desta tecnologia é o Lyra, da IBRAMED, que possui uma gama de possibilidades terapêuticas, podendo atuar tanto para remoção de pelos, como para o fotorejuvenescimento, melhora de hipercromias em face e mãos (excesso de pigmento que resultam em manchas escuras), acne e telangiectasias (pequenos vasos na face).
Fique atento: é importante ressaltar que, o profissional da área de estética irá realizar uma avaliação clínica criteriosa para indicar os melhores tratamentos para sua pele.