Dra. Maria Eduarda Pires explica para a Vogue qual o melhor tipo de sabonete facial
Sabonete facial é tudo igual? Dra. Maria Eduarda Pires explica como os cuidados com a pele do rosto envolvem alguns passos básicos e podem ser resumidos em: limpar, hidratar e proteger. Além de consultar seu dermatologista, que a partir da anamnese poderá determinar a rotina perfeita para o seu tipo de pele.
Primeiramente, a Dra. Maria Eduarda Pires, médica dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), explica que ao escolher um sabonete para o rosto é sempre importante se atentar para sua fórmula. O produto ideal, além de ser o indicado para o seu tipo de pele, deve conter composições que não agridam o pH da derme para não causar irritação e ressecamento. “Tanto o sabonete líquido quanto em barra são adequados para quase todos os tipos de pele, só quando a pele é oleosa, a versão sólida pode ser a melhor opção. Já o líquido pode ajudar na hidratação da derme mais seca.” Dessa maneira, ela explica de forma resumida algumas diferenças entre as duas versões logo abaixo.
Sabonete em barra
“O sabonete em barra não possui água em sua formulação e não necessita de conservantes para evitar proliferação de germes e bactérias. Geralmente, apresenta composição mais orgânica. Sendo um ótimo aliado para quem deseja uma beleza natural, com menos ingredientes artificiais, além de ser uma opção de higiene biodegradável. É também mais fácil de carregar em caso de viagens, afinal, ameniza possíveis acidentes como vazamentos inesperados. É fácil de utilizar durante as lavagens, pois não causa desperdício ao ser aplicado diretamente na pele. Então esse sabonete é o mais indicado para quem deseja maior praticidade na rotina de skincare”, diz.
Sabonete líquido
“Já o sabonete líquido é uma opção convencional que beneficia todos os tipos de derme pois possui uma composição neutra, sendo um adstringente com o pH próximo ao da derme. Portanto, a composição oferece benefícios principalmente para a pele normal e seca, já que pode apresentar em sua formulação óleos essenciais que auxiliam na hidratação cutânea. Atente-se sempre aos rótulos e verifique a quantidade de sulfato em sua composição, já que é a substância responsável pelo efeito ‘espuma’ que pode causar irritabilidade na pele do rosto”, explica.
Confira a matéria na integra clicando aqui.