Conversa e conversar também é uma ação de bem-estar, foi isso que a Dra. Nina Ferreira, psiquiatra e psicoterapeuta, contou para a L’Officiel em entrevista. Há quem critique o small talk, porém ele e conversas casuais com os amigos são uma espécie de ruído branco calmante que agem positivamente para na saúde mental. É o som da companhia, da comunidade.
Segundo a entrevista na revista, uma conversa desproposital e aleatória tem muita importância na saúde mental. Isso porque ela cria um momento de reflexão. Dessa forma, é possível perceber o mundo interno e poder também se conectar afetiva e mentalmente com as pessoas com quem convivemos. “A conversa fiada é uma forma de a gente se organizar, achar saídas para problemas, se compreender melhor”, esclarece Nina.
A médica também comentou que é importante puxar papo. Não se trata do assunto, mas o gesto, a forma. Segundo Nina, ele mostra que você tem interesse, que você quer contato, que você leva essa outra pessoa em consideração. “Eu consigo unir o que sinto e penso ao que o outro sente e pensa, fazer uma síntese, uma mistura, e concluir e aprender coisas novas, ou mudar padrões de pensamento e comportamento. Por isso, trata-se de uma ferramenta para que a convivência em sociedade aconteça da melhor forma possível”, fala Nina.
Conversa cria conexão
“Os vínculos afetivos que a gente constrói ao longo da vida ajudam a nos dar contorno porque a nossa existência é muito validada pelo olhar do outro”, observa Nina. “Quando eu tenho um papel na comunidade, na família, na relação amorosa, eu vou me vendo como ser humano, vou me conhecendo, vou comparando os papéis que eu exerço com o que eu sinto, vou me construindo e me reconstruindo e me remodelando como ser humano, como indivíduo”, fala ela. Precisamos de conexão, de vínculo de afeto. Ter amigos ou fazer parte de uma comunidade é receber afeto e segurança. E a gente se sentir escutado e validado ajuda muito a saúde mental.
Confira a matéria na íntegra em: https://www.revistalofficiel.com.br/wellness/saude-mental-conversar-com-amigos-ajuda-bem-estar