Nossas especialistas em pele, ativos e cabelos falaram na Vogue sobre o que acontece com a mulher na menopausa que usa canetas emagrecedoras
A menopausa e suas alterações mexem bastante com o corpo feminino. As canetas emagrecedoras são uma ferramenta de saúde mas que pode ter consequências para a beleza por conta do rápido emagrecimento. Por exemplo, queda capilar, flacidez, ozempic face. Dessa forma, as duas mudanças juntas podem impactar ainda mais o corpo da mulher. Foi isso que nossas especialistas esclareceram em entrevista para a Vogue.
Na pele
A dermatologista Ligia Novais relata um aumento de pacientes com queixas de flacidez acentuada, bem como a perda de definição facial e o famoso efeito “bulldog” — o acúmulo de pele na região da mandíbula. “Quando o volume facial diminui rápido, a pele não tem tempo de se reorganizar. Ela perde densidade, firmeza e ganha um aspecto mais envelhecido”, afirma. “Nessa fase (climatério), a pele enfrenta ressecamento, opacidade e queda acelerada de colágeno por causa da baixa hormonal. Então, quando o emagrecimento rápido se soma a esse cenário, o corpo não consegue acompanhar. A flacidez vem com mais intensidade”, completa Novais.
Canetas emagrecedoras x cabelos
A Dra. Luciana Passoni, especialista em ciências capilares, explica que o problema é a velocidade da perda de peso. Por isso, a queda de cabelo, que já pode acontecer durante a menopausa, tem um impacto maior se simultânea a medicação. “Não se trata apenas da redução na ingestão e na absorção de vitaminas, minerais e proteínas essenciais. Nessa fase, a mulher sofre com a queda de estrogênio, o que já deixa o fio naturalmente mais fino e menos resistente. Portanto quando a perda de peso entra na equação, o dano se amplifica”, revela a médica. Esta desnutrição silenciosa, somada ao estresse metabólico e à mudança hormonal, faz o cabelo reagir de forma dramática: cai mais, afina, perde brilho e demora a crescer.
Ativos que podem ajudar
A Diretora de Inovação da Galena, Heloise Martins, conta que ao iniciar o tratamento com as canetas, o cuidado com ativos manipulados deve ser considerado também. Portanto, ela destaca o Baolift, que melhora o tônus muscular facial; o Col-Frag, que estimula a síntese de colágeno; e o Genu-in® Life Skin, suplemento que melhora elasticidade e firmeza da pele.
Confira a matéria na íntegra: https://vogue.globo.com/sua-idade/noticia/2025/11/canetas-emagrecedoras-na-menopausa-saiba-por-que-os-efeitos-em-pele-cabelo-e-musculos-sao-mais-intensos.ghtml








